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Dr. Jorge

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Como parar de ACUMULAR tarefas (e matéria da faculdade)

Parar de acumular tarefas é o segredo de uma vida acadêmica sem estresse. Mas como faz isso na prática? Confira as dicas de hoje!

Você quer ter sucesso nos estudos enquanto ainda sobra tempo para se dedicar aos amigos, esportes e outros lazeres? Gostaria de parar de ficar para trás no seu trabalho e ficar menos estressado antes de exames ou provas? Mas acontece o mesmo semestre após semestre, mês após mês, pois você diz para si mesmo: “Está decidido, eu vou trabalhar com regularidade…”, “vou tentar não ficar para trás”, “tenho que ir para a cama mais cedo”, “preciso praticar esportes” , “Eu vou estudar na biblioteca”. Por que, logo em seguida, é tão fácil a gente cair no caos e se ver novamente com trabalho acumulado?

Quem não tem essas resoluções de tempos em tempos? E é bom tê-las. Afinal, é muito melhor decidir mudar para melhor que se resignar com a frustração. Além disso, não é fácil gerenciar seu tempo. No ensino médio, você teve que simplesmente aceitar o plano de aulas e seguir passo a passo as obrigações que te oferecíam prontas. Agora, na vida universitária, há uma maior liberdade, um imenso desejo de lazer, enquanto que as obrigações de trabalho se tornam mais exigentes.

Definindo prioridades

Um professor enche um vaso transparente até o topo com pedras grandes e depois pergunta aos alunos: “O vaso está cheio?” Todos acenam com a cabeça, mas o professor despeja um saco de pedrinhas que preenchem os vazios do vaso. “E desta vez?” Os alunos já não viam o que poderia caber mais ali, mas o professor consegue colocar areia nela … depois ainda preenche com água! Uma história e tanto. O vaso é a seu tempo. Pode permitir, portanto, que você viva tudo: estudos, trabalho, descanso, passeios e até … sonhar acordado. Sim, mas com a condição de você colocar as grandes pedras em primeiro lugar, não?

Para se organizar, comece escolhendo suas “grandes pedras”. Ou seja, primeiro, existem os elementos essenciais para sua vida, o período de sono tão benéfico, as refeições (você não é apenas um cérebro, é?). Além disso, em seguida, as suas prioridades para os estudos e trabalho, suas atividades centrais, como por exemplo as suas aulas, cursos e seu trabalho.

Programe as suas prioridades

Faça um cronograma começando com as prioridades, pois, organizando seu tempo e trabalho, você encontrará o segredo do estudo sem estresse. Essas prioridades são as que devem ser colocadas em primeiro lugar em seu cronograma. E sim, o horário das aulas na faculdade não é suficiente. Para ter certeza de que suas “grandes pedras” estão no vaso, você deve planejar o horário de toda a sua semana, de segunda a domingo, da hora do despertar até a hora de dormir … Esse horário deve indicar suas aulas presenciais ou online, mas também o tempo de trabalho, as atividades extracurriculares, transporte, atividades regulares de lazer …

Use a ferramenta que mais lhe convém: um quadro branco que você coloca na parede em frente à sua mesa, uma agenda de papel clássica ou um software de calendário gratuito para baixar da Internet e imprimir ou sincronizar com seu smartphone. Os visuais usarão cores diferentes para trabalhos pessoais, aulas, esportes, passeios.

Mas o cronograma funciona?

O cronograma permite que você dê um local próprio para cada atividade. Ou seja, se o seu cronograma for suficientemente detalhado (meia hora a meia hora), você poderá colocar “as grandes pedras”, mas também as pequenas atividades que o equilibram o seu dia. Caberia, portanto, uma hora para correr no sábado de manhã, meia hora para ler um livro antes de dormir, ir ao cinema na sexta à noite … Enfim, com o cronograma você percebe que pode fazer muitas coisas. Assim, portanto, perde menos tempo.

Além disso, o cronograma cria automatismos. Pois é mais fácil realizar uma atividade regularmente incluída em nossa programação do que uma que não esteja agendada. Para o trabalho universitário, isso é ainda mais verdadeiro, porque nosso cérebro adquire “reflexos”. Por exemplo, adquiro o hábito de praticar inglês toda hora do almoço, relendo minhas lições no final da tarde, fazendo pesquisas literárias nas noites de domingo … assim, eu tenho menos problemas para começar a trabalhar.

Por fim, o planejamento permite que você organize sua vida e liberte sua cabeça. Atrasar e agir sem organização – e, portanto, com pressa – é uma fonte de culpa e estresse. Isso se considerarmos que saber que tudo pode ser feito no devido tempo é reconfortante. E isso permite que você se dedique totalmente a cada coisa no presente … e depois passe para a próxima de consciência limpa. Durante uma hora, concentro-me intensamente no estudo na biblioteca (não esquecendo de desligar as distrações). Depois, aproveitarei ao máximo minha hora relaxante com uma cerveja gelada.

Cuide de si

Pense nos seus ritmos biológicos e principalmente no sono. Isso porque você precisa organizar o seu tempo e trabalho, pois este é o segredo do estudo sem estresse. Uma boa organização é aquela que leva em consideração seus estudos, mas também seus ritmos pessoais. O sono é muitas vezes negligenciado pelos estudantes que se deiam levar por baladas, passeios e muitas atividades de lazer oferecidas à noite. Especialmente quando você se sente sozinho ou carente. No entanto, a falta de sono é uma fonte de estresse para 20% dos estudantes! Você também deve saber que a falta de sono não pode ser recuperada de um dia para o outro e que causa dificuldades na concentração e, portanto, na memorização.

Portanto, comece não reservando o tempo necessário para dormir. Quantas horas de sono você precisa por dia para estar em boa forma? A média é de 7 a 9 horas. Também sabemos que as horas de sono antes da meia-noite são as que mais fornecem ao corpo recuperação.

Entenda (e respeite!) seu corpo

Evite se expor a telas antes de dormir, pois pode interferir no sono. Seja televisão, seja smartphone ou notebook, a luz excessiva não permite seu corpo entrar em processo de letargia, necessário para dormir cedo. Para agendar adequadamente essas horas de descanso, leve em consideração seu perfil de dorminhoco. Você está em melhor forma de manhã ou à noite? Se for de manhã, devemos desistir das sessões de trabalho à noite e no final da noite durante a semana (por exemplo, noites de estudantes na quinta-feira). Seria melhor acordar mais cedo e agendar sessões de trabalho de manhã, logo cedo.

E se você for à noite, cuidado mesmo assim para não cambalear, porque se você tem que se levantar de manhã para ir para a aula, você não vai dormir o suficiente. Se você tiver problemas para adormecer, tome cuidado para não ir para a cama diretamente depois de trabalhar ou usar a tela do computador. O brilho das telas diminui a secreção do hormônio do sono. Melhor ter atividades calmas para relaxar lentamente antes de dormir. Por exemplo, tomar um bom banho, tomar chá de ervas ou ler algo que te relaxa (história em quadrinhos, romance de ficção etc).

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